terça-feira, 28 de setembro de 2010

Símbolo do Grupo Ministério da Acolhida

 
Os grupos que fazem parte do Ministério da Acolhida e tem como símbolo esta imagem acima,seguem um regimento único para que estejam em comunhão de idéias e continuem a realizar seu trabalho de forma organizada.

Leia Mais

sábado, 11 de setembro de 2010

A Importancia de Encontro X Reunião




Alguma vez você já pensou na profundidade da palavra ou do ato de ter um encontro com o grupo? Seja o namoro como exemplo, ao se fazer um encontro com a(o) namorada(o) o que se busca, quais os meios utilizados para se conseguir o que se busca?
Ao sair com uma pessoa, o conhecimento da mesma, é o principal foco e é por isso que há o diálogo, pois, o mesmo é o meio em que se obterá esse conhecimento. No dicionário o significado para palavra é este:
"Ato ou efeito de encontrar.
Casual posição face a face com uma pessoa ou coisa.
Colisão de dois corpos."
Poderíamos dizer que ao procurar encontrar o ser da pessoa oposta você a vasculha ao mesmo tempo em que fica exposto para ser vasculhado, ou seja, há uma troca em que cada um pega um pouco do outro para si, para sua história. Da mesma forma com o passar do tempo o Ministério da Acolhida foi percebendo graças à bondade de Deus a necessidade de se retirar esse estereótipo de "reunião" aos momentos em que marcávamos para ficarmos juntos. Reunião parece dar o sentido de algo tão formal sem dinamismo em que se fala e se escuta, mas não há o diálogo.
Encontro foi à palavra ideal para substituir reunião, pois propõe a participação de todos, e não somente o encontro com os que estão ali, mas com aquele que é o Cristo ressuscitado. É possível perceber a profundidade do compromisso assumido, afinal você dá a sua palavra de que em determinado momento você se dispõe a encontrar com pessoas que, se imagina, são importantes para você. Mas apesar de tudo isso existe pessoas que simplesmente não se preocupam com o seu ato de faltar ou porque se sentem pouco importantes ou simplesmente por serem irresponsáveis... Já imaginou marcar um encontro com sua/seu namorado(a) e deixá-lo/la esperando e simplesmente não ir, e pior depois nem se quer ter a educação de justificar tal ato?
Encontro é um momento de união em que se junta forças, se organizam as coisas necessárias , que se planeja o que se deve fazer, que se fica por dentro da vida da comunidade, se conhece melhor a si e as outras pessoas, e tudo isso e muito mais para ser um instrumento útil nas mãos de Deus na sua grande messe.

Leia Mais