segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Anjos quem são? (Part 2)

Cristo é o centro do mundo Angélico.São seus os anjos:"Quando o Filho do homem vier em sua glória com todos os seus anjos..."(Mt 25,31).São seus porque foram criados por e para Ele:"Pois foi nele que foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis:Tronos, Dominações, Principados, Potestades, tudo foi criado por Ele e para Ele"(CL 1,16).São seus, mais ainda, porque Ele os fez mensageiros de seu projeto de salvação."Porventura não são todos eles espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação?"(Hb 1,14).
Eles aí estão, desde a criação e ao longo de toda a História da salvação, anunciando de longe ou de perto esta salvação e servindo ao desígnio divino de sua realização:fecham o paraíso terrestre, protegem Lot, salvam Agar e seu filho, seguram a maõ de Abraão, comunicam a lei por seu ministério, conduzem o povo de Deus, anunciam nascimentos e vocações, assistem os profetas, para citarmos apenas alguns exenplos.Finalmente, é o anjo Gabriel que anuncia o nascimento do precursor e o do própio Jesus

Leia Mais

Anjos quem são? (Part 01)

Anjos são criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar e servem a seus desígnios salvíficos em relação às demais criaturas:"Os anjos cooperam para todos os nossos bens"(S.Tomás de Aquino, S.Th. 1,114,3,ad 3).
Os anjos cercam Cristo seu Senhor. Servem-no particularmente, no cumprimento de sua missão salvífica para com os homens.
A Igreja venera os anjos que a ajudam em sua peregrinação terrestre e protegem cada ser humano.
Sto. Agostinho diz a respeito deles:"Anjo(mensageiro) é designação de encargo, não de natureza.Se perguntares pela designação da natureza, é um espiríto; se perguntares pela encargo, é um anjo: é espiríto por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz.Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus.Porque contemplam "constantemente a face de meu Pai que está nós Céus"(Mt 18,10),são "poderosos executores de sua palavra, obedientes ao som de sua palavra"(SL 103,20).

Fonte:Prof. Felipe Aquino (org.)
O Catecismo da Igreja Católica Responde de A a Z; 10ª ed.
Editora Cléofas
Edições Loyola

Leia Mais

sábado, 16 de outubro de 2010

SIM MEU DEUS! Eu aceito a minha missão!

Muitas pessoas às vezes confundem o conceito de missão acreditando na imagem de algo em que se deve ir para algum lugar distante para que se possa trabalhar de forma missionária na messe de Cristo. Porém essa é apenas uma das faces do ser missionário. Mas o que é estar em missão?Vamos pensar bem: O missionário é alguém que aceita uma missão, logo a missão foi dada por alguém, ou seja, o objetivo da missão não é seu, mas de alguém que lhe envia para cumprir uma tarefa de sua capacidade. O missionário recebe tudo aquilo que lhe é necessário do seu mestre para executar a tarefa com louvor, portanto agradeça a Deus pela perfeição que ele lhe deu, de ter dois braços, duas pernas, se não isso, agradeça pela sua vida.
Cumprir o dever nos dado por Cristo de evangelizar o próximo no local em que vivemos é talvez um dos maiores desafios para alguém que aceita a missão, pois não é fácil convencer quem te escuta, pois há sempre o julgamento, mas que com a graça de Cristo pode ser superado. Aliás, o primeiro sinal de uma pessoa evangelizada é querer evangelizar o próximo, afinal a pessoa provou do doce Amor de Deus e deseja que outras pessoas saboreiem esse mesmo Amor. A pessoa não pode mais conter a alegria do ressuscitado e quer mostrar essa alegria para o mundo...

PS: Agora eu preciso ir para o encontro do meu grupo o MINISTÉRIO DA ACOLHIDA por isso eu vou dar uma pausa e continuo depois. Cristo vive, Cristo reina, Cristo impera!

Leia Mais