segunda-feira, 26 de março de 2012

História dos Padroeiros - São Benedito


São Benedito nasceu em 1526, na pequena cidade de São Fratello (Sicília) Itália. Seus pais Diana Larcare e Cristóvão Manassari eram cristãos descendentes de escravos negros vindos da África.Quando adolescente Benedito cuidava do rebanho de seu patrão e desde então, por suas virtudes foi chamado de "Santo Mouro". Com 21 anos entrou na comunidade dos eremitas fundada por Gerônimo Lanza, próximo e sua terra, e que seguia a regra de São Francisco.

Quando os eremitas se transferiram para o monte peregrino, para viver em maior recolhimento, Benedito os seguiu e quando Gerônimo Lanza faleceu foi eleito superior da Ordem. Em 1562, Pio IV retirou a aprovação que Júlio II havia dado ao seu Instituto e convidou-os a escolher outra Ordem Religiosa onde poderiam entrar. Benedito entrou na Ordem dos Frades Menores do convento de Santa Mara de Jesus em Palermo (Sicília), fundado por Mateus de Agrigento.Inicialmente, Benedito foi designado para viver no convento de Santa Ana de Juliana, onde permaneceu por três anos. Em seguida retornou a Palermo onde permaneceu por 24 anos. Exerceu no início o humilde ofício de cozinheiro, com espírito de sacrifício sobrenatural, foram inclusive atribuído-lhes alguns milagres. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias.


Foi assim estimado que em 1578, mesmo sendo um simples leigo e analfabeto, (não havia sido ordenado sacerdote), foi nomeado superior do convento e com sabedora prudência e grande caridade guiou por três anos a sua comunidade. Por ocasião do capítulo provincial (reunião geral da Ordem Religiosa) foi a Agrigento (cidade situada na região do Vale dos Templos - Sicília) onde pela fama de santidade foi escolhido com grande festa pelo povo. Nomeado em seguida mestre dos noviços desenvolveu seu trabalho a ponto de os irmãos perceberem nele uma grande capacidade de atingir o coração das pessoas.
Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade mas com alegria suas atividades na cozinha do convento. Um grande número de devotos acorria a ele para consultá-lo, entre os quais sacerdotes e teólogos e até o vice-rei da Sicília.Sempre preocupado com os mais pobres do que ele, aqueles que não tinham nem o alimento diário. Retirava alguns mantimentos do Convento, escondia-os dentro de suas roupas e os levava para os famintos que enchiam as ruelas das cidades. Conta à tradição que, em uma dessas saídas, o novo Superior do Convento o surpreendeu e perguntou: “Que escondes aí, embaixo de teu manto, irmão Benedito?” E o santo humildemente respondeu: “Rosas, meu senhor!” e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que suspeitava o Superior.

São Benedito morreu aos 65 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália. Reverenciado e amado no Brasil inteiro, é um dos santos mais populares do País, principalmente entre a população de origem africana, que o associa aos padecimentos do negro brasileiro. Na porta de sua cela, no Convento de Santa Maria de Jesus em Palermo se encontra uma placa com a inscrição em italiano indicando que era a Cela de São Benedito e embaixo as datas 1524-1589, para indicar as datas do nascimento e de sua morte. Auguns autores indicam 1526 como o ano de seu nascimento, mas os Frades do Convento de Santa Maria de Jesus consideram que a data certa é 1524. O processo de sua canonização relata muitas curas por ele operadas.
O seu culto difundiu-se em toda a Sicília, Itália, Espanha, no resto da Europa e também na América do Sul, onde se tornou o protetor das populações negras. O Senado de Palermo (capital da Sicília) o escolheu como patrono da cidade em 1713. O papa Benedito XIV o beatificou em 1743, e Pio VII o canonizou aos 24 de maio de 1807. A festa litúrgica é celebrada no dia 4 de abril.*
Na verdade, constatamos que não há uma única data para a celebração da festa de São Benedito. Em cada país, e às vezes em cada região há uma data diferente. O calendário litúrgico da igreja católica reserva o dia 5 de outubro para a festa de São Benedito.

Oração de São Benedito

Deus bom e misericordioso, nós te agradecemos pelo testemunho evangélico de São Benedito. Nós te pedimos que nos sustentes a seguir seu exemplo e nos ajudes nas dificuldades da vida.
Concede-nos a graça de continuar sua missão na família, na Igreja e na sociedade, imitando-o no serviço generoso e humilde aos pobres, no diálogo e na valorização de todas as pessoas sem distinção. Ao iniciarmos um novo milênio vem renovar nossa fé, fortalecer nossa esperança e dispor os nossos corações à caridade, para que o mundo te conheça e creia em teu amor. Amém

* Peça a intercessão e reze 1 Pai Nosso - 1 Ave Maria e 3 Glória ao Pai.



(fonte dos textos sobre a vida e a oração: “www.paroquiasaobenedito.org.br” . O texto sofreu pequenos acréscimos para uma melhor compreensão do internauta).

Um comentário: